Encontre o review de seu whisky!

quarta-feira, 23 de março de 2016

MACALLAN AMBER


    O Macallan Amber é o single malt de entrada da destilaria de Speyside no Brasil, ele é NAS (sem idade definida) e sua coloração é âmbar, de onde vem o seu nome. A Macallan lançou a série 1824 (a qual ele pertence junto ao Gold, Sienna, Ruby e Rare Cask) preconizando a maturação do destilado, independente da idade, utilizando métodos como rodízio de barris no galpão, durante o envelhecimento do whisky, e a utilização de barris de mais alta qualidade. A idéia da marca é que eles precisam de menos anos para ter um whisky com a mesma maturação de outras destilarias.

     A Macallan possui alambiques de cobre mais curtos, o que favorece destilados mais pesados e oleosos, e utiliza apenas 16% deste destilado para confeccionar seus single malts, uma outra parte (inferior) vai para fabricação de blendeds (como o Famous Grouse) e o restante é descartado.
     No caso desta série 1824, é utilizado apenas barris de primeiro e segundo uso de carvalho europeu ou americano, sendo que ambos foram usados para para envelhecer vinho da região de Jerez (Espanha) anteriormente. Sendo que o Amber, provavelmente, utiliza mais barris de carvalho americano.
     O aroma que percebo é de baunilha, floral e de especiarias. Enquanto o sabor é de especiarias com um picante e cevada maltada. A sua finalização é média e deixa um gosto de cevada maltada mesclada com um picante. Este whisky é bem cremoso, suas gotas escorrem bem devagar na taça, e ele apresenta uma coloração âmbar, a qual dá origem ao seu nome.
     O Macallan Amber possui uma maturidade equivalente a um whisky de 12 anos, ele é bem equilibrado e representa com dignidade a categoria dos single malts envelhecidos exclusivamente em barris de carvalho que antes continham vinho Jerez. Seu valor no mercado nacional varia entre R$ 300,00 e R$ 470,00, eu o recomendo como o primeiro whisky desta categoria, principalmente se você já conhece o Balvenie 12 anos Double Wood (maturado em barris de carvalho ex-Bourbon e finalizado em barris ex-Jerez).



Referências:

2 comentários: