Encontre o review de seu whisky!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ABERLOUR A'BUNADH


     O Aberlour A’Bunadh é um single malt NAS (sem idade declarada), retirado direto do barril (cask strength) e não filtrado a frio, engarrafado pela destilaria Aberlour localizada na região de Speyside, na Escócia. Sendo vendido em uma garrafa de 700mL (70cL) com 60,9% de teor alcoólico.


     Este single malt foi envelhecido exclusivamente em barris que antes continham vinho Jerez Oloroso, ele foi extraído direto do barril referente ao lote 55 e engarrafado com 60,9% de teor alcoólico.

- Possui uma coloração acobreada.
- Suas gotas não escorrem rápido na taça, indicando ser um whisky medianamente oleoso.
- No aroma percebemos notas florais e de especiarias.
- No paladar podemos observar notas de especiarias, como pimenta e gengibre.
- Sua finalização é longa, com notas de especiarias, gengibre e madeiradas.

     Ao acrescentar água até seu teor alcoólico chegar a 45,7%, seu aroma fica mais floral, mantendo as notas de especiarias e reduzindo muito a influência do álcool nas narinas. No paladar as notas de especiarias se mantem, sobrepondo as notas amadeiradas. Sua finalização passa a ser média com notas de especiarias e amadeiradas.

     Este whisky não é vendido no Brasil, eu o recomendo para quem nunca bebeu um single malt cask strength, e se você não aceitar o teor alcoólico elevado, pode diluir na proporção de 3/4 de whisky e 1/4 de água (conforme nos comentários acima) pois continua sendo um ótimo single malt, mantendo suas notas e perdendo apenas na finalização. 

Um comentário: