O Laphroaig 10 anos é um single malt da região de Islay, na Escócia, podendo ser denominado um Islay Single Malt. Vem em uma garrafa esverdeada de 750mL e com 43% de teor alcoólico. Sua caixa é de papelão com o fundo e a tampa de lata, bem firme para que a garrafa não caia ao pegarmos.
Este é um whisky turfado, ou seja, a cevada maltada utilizada para faze-lo, foi secada com fumaça de turfa, com isso o whisky agrega odor e sabor de fumaça. Isto deve-se à introdução de um composto químico chamado Fenol, e através deste podemos medir em PPM (partes por milhão) o quanto turfado este whisky é. Nosso Laphroaig por exemplo, tem em torno de 40ppm de Fenol (medido no malte de cevada, lembrando que durante a destilação e o envelhecimento este valor diminui).
No aroma percebemos o defumado, um cheiro de bacon e sal marinho (como se fosse maresia do mar). Seu sabor é defumado, com gosto de bacon que some deixando um salgado misturado com medicinal. Sua finalização é média e deixa um sabor defumado com uma mistura de salgado e medicinal. É um whisky medianamente cremoso, pois suas lágrimas não escorrem tão devagar na Glencairn quanto as de um Glenlivet 15 anos.
O Laphroaig 10 anos é vendido no mercado brasileiro por um preço que varia entre R$300,00 e R$370,00. E é recomendado por este blog para quem deseja realmente conhecer um single malt turfado. Ele é muito bom, ou você vai amá-lo ou vai odiá-lo, pois seu sabor realmente é forte e irreverente. Como dica, afirmo que o aroma e gosto de turfa são mais fortes quando a garrafa está cheia, então não desista dele até que a garrafa esteja abaixo da metade.
Referências:
Excelente whisk, não falta em casa. Mas não é para iniciantes.
ResponderExcluirSim, é caso de amor ou ódio. rsrsrs
ExcluirEu gosto!