O Johnnie Walker Black Label 12 anos é um blended whisky produzido pela Johnnie Walker com 40% de teor alcoólico, que pertence a Diageo. Ele é composto por mais de 40 single malts e single grains, dentre eles Cardhu, Talisker e Lagavulin, todos com pelo menos 12 anos de maturação.
Para fazer este review eu comprei o kit da Johnnie Walker Colection (linha antiga) que contém 4 miniaturas com 200mL cada (Black Label, Green Label, Gold Label 18 anos e Blue Label). No entanto já tive a famosa garrafa de 750mL a um tempo atrás.
No aroma percebe-se baunilha e um suave defumado, e o álcool chega incomodando um pouco (bem menos que no seu irmão mais novo Red label). No paladar percebe-se baunilha, frutas cítricas e um suave defumado com um picante mais suave ainda. Sua finalização é curta a média e percebe-se o whisky de grãos, além de um pouco de cevada maltada. Ele é um whisky ralo e certamente tem muito corante artificial para chegar a esta coloração bem mais escura que o normal para um whisky 12 anos (desconsiderando os maturados em barris de ex-jerez, que não é o caso).
No Brasil é vendido entre R$110,00 e R$160,00. Ele é muito caro pelo que oferece, pois não é um whisky para ser apreciado, e sim para ser bebido com gelo. No entanto ele é achado em qualquer lugar (mesmo), então torna-se uma boa opção para se beber na falta de um whisky melhor. Sem contar que se você vai dar uma festa e por um concorrente direto dele, provavelmente não terá o mesmo efeito que este whisky, pois ele é muito bem visto no mercado e qualquer um o conhece, devido ao excelente market feito pela Diagio.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário