O Johnnie Walker Gold Label 18 anos é um blended whisky produzido pela Johnnie Walker com 40% de teor alcoólico, que pertence a Diageo. Ele é composto por mais ou menos 15 single malts, sendo o principal deles o Clynelish, todos com pelo menos 18 anos de maturação.
Este é um whisky comemorativo da Johnnie Walker, reproduzindo o whisky feito em 1920 para comemorar o centenário da empresa (fundada em 1820). Foi lançado na década de 1990, como uma reprodução desta edição comemorativa, que ficou muito bem registrada por Alexander Walker, tanto os processos de produção, quanto as notas de degustação.
Para fazer este review eu comprei o kit da Johnnie Walker Colection (linha antiga) que contém 4 miniaturas com 200mL cada (Black Label, Green Label, Gold Label 18 anos e Blue Label).
No aroma percebe-se um frutado, baunilha e turfado, bem sutil. No paladar percebe-se baunilha, frutas cítricas e defumado. Sua finalização é curta a média e percebe-se a cevada maltada e o turfado. Ele é um whisky medianamente cremoso e certamente tem corante artificial para chegar a esta coloração.
Este whisky não é mais produzido pela Johnnie Walker, pois foi substituído pelo Platinum Label 18 anos. O Gold Label que vemos a venda hoje é um whisky completamente diferente, e não tem idade definida, seu nome é Gold Label Reserve. Então este é hoje um whisky raro, se você achar um destes, pode comprar caso colecione ou queira conhecer um whisky raro. Quanto ao preço, provavelmente estará a venda a um preço bem mais alto do que sua qualidade oferece.
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário