O Balvenie Triple Cask 12 anos é um single malt da destilaria Balvenie vendido em aeroportos, ou seja, ele é exclusivo para viajantes. Possui 40% de teor alcoólico e foi confeccionado pela mistura de spirits envelhecidos por 12 anos em 3 barris diferentes.
O primeiro barril é o que chamam de "oloroso sherry butts", ou seja, um barril de carvalho europeu que antes continha vinho de Jerez Oloroso. O segundo barril é descrito como "first fill bourbon barrels" que seria o barril de carvalho americano que antes continha bourbon. O terceiro e último barril é denominado de "traditional whisky cask", isso significa que é um barril de carvalho americano que antes continha bourbon, mas que já foi usado antes para envelhecer whisky, estaria sendo usado pela segunda ou terceira vez. Os whiskies contido nestes 3 barris são misturados em proporções desconhecidas para formar este single malt da Balvenie.
É um whisky medianamente cremoso, apresentando no olfato notas de especiarias, baunilha e frutas cítricas. No paladar é perceptível baunilha, seguida de especiarias como gengibre e pimenta. Sua finalização é média com sabor de baunilha (bem evidente), um leve amadeirado e fechando com uma nota amarga. Provavelmente este single malt contém um volume maior de maltes provenientes dos barris de segundo e terceiro uso, o que deve mudar na versão de 16 anos desta linha.
Este whisky é bem equilibrado, mas achei inferior ao Balvenie Double Wood 12 anos, e bem diferente também, quem gosta de apreciar um whisky eu aconselho a comprar para experimentar pelo menos uma vez, mas para quem está na dúvida entre este e outros para beber, acredito que só deva comprar este em caso de preço bem mais acessível. Falando nisso, este whisky um amigo me trouxe do Duty Free aqui do Brasil, me custou $74,00 (dólares), o que na época foi mais ou menos R$300,00. Então se você conseguir um Double Wood 12 anos por um valor menor, não recomendo a compra deste Triple Cask.
Referências:
Apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário