O Dalmore 12 anos é o single malt de entrada da destilaria Dalmore no Brasil. Essa destilaria, que fica em Highland, possui alambiques muito baixos, o que proporciona um destilado muito oleoso. Essa versão de 12 anos possui 40% de teor alcoólico, e é vendida em uma bela garrafa de 700mL (70cL) com tampa de rolha e um adesivo metálico em alto relevo de um veado com galhada de 12 pontas, que é símbolo da destilaria.
O destilado extremamente pesado e oleoso proveniente dos alambiques da destilaria são maturados por 9 anos em barris de carvalho americano que antes continham bourbon. Após este período, metade do whisky vai para uma finalização por mais 3 anos em barris de carvalho europeu que antes continham vinho Jerez Oloroso, a outra metade envelhece mais 3 anos em barris de carvalho americano que antes continha boubon. Sendo assim temos apenas meia finalização em vinho Jerez.
Por ser muito oleoso, as gotas deste single malt escorrem lentamente a borda da taça. Sua coloração acobreada indica que levou bastante corante artificial, pois um whisky de 12 anos maturado predominantemente em barris de carvalho americano que antes continham bourbon não poderia ter uma coloração tão intensa.
Seu aroma apresenta predominantemente notas de baunilha, provenientes dos barris de carvalho americano, além de especiarias e um leve floral. No paladar percebemos notas de baunilha, um amadeirado e as notas de especiarias provenientes do vinho Jerez Oloroso. Sua finalização é média deixando um sabor de cevada maltada mesclado com baunilha, percebe-se sutilmente a presença do vinho Jerez Oloroso também.
Este não é um whisky complexo, mas acredito que podemos dizer que é amadeirado. Sua meia finalização em barris de carvalho europeu que antes continham vinho Jerez Oloroso deixou um sabor muito superficial de especiarias, acredito que ficaria bem melhor se todo o whisky fosse finalizado nesse barril por 3 anos. Esta garrafa pertence a meu amigo Giovanni Mozer, que me cedeu algumas doses para que fosse feito o review, mas conseguimos uma dessas por um valor entre R$ 250,00 e R$350,00 em mercados ou lojas na internet. Eu não o recomendo, porque ele não vai agradar os iniciantes no mundo dos single malts, por ser muito pesado e oleoso, e não vai agradar os apreciadores de whisky por não ser complexo, além de possuir um preço relativamente alto pelo que ele oferece. No entanto, se forem comprar um destes, deixe para quando estiverem experimentado mais variedades de whiskies, pois é um destilado muito pesado, como já dito antes.
Referências:
- http://whiskyeengenharia.blogspot.com.br/
- https://www.thedalmore.com/
- http://desvendandowhisky.blogspot.com.br/
Apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário