O Glenfarclas 105 Cask Strength é um single malt de Speyside engarrafado direto do barril (sem adição de água) com 60% de teor alcoólico. Esta versão da destilaria Glenfarclas não possui idade definida, mas foi engarrafado com idade de aproximadamente 10 anos, com uma típica garrafa de single malt com tampa de rolha. Essa é uma destilaria familiar que produz seus destilados usando fogo direto em seus alambiques (a maioria usa serpentinas com água fervente), que são um dos que possuem maior volume da Escócia (com capacidade para 30.000L), além da utilização de uma espécie de corrente de cobre no fundo dos alambiques para evitar que o produto da destilação fique preso ao fundo.
Este single malt foi envelhecido em barris de carvalho americano e europeu que antes continham vinho Jerez Oloroso, predominando os barris que já foram usados duas ou mais vezes. Possui uma coloração acobreada e é um whisky bem oleoso, pois suas gotas escorrem bem lentamente na taça (em consequência dos alambiques aquecidos com fogo direto).
Ao degusta-lo puro, percebe-se aroma de especiarias, floral, baunilha e frutas cítricas, com o álcool fazendo-se presente. No paladar nota-se especiarias com baunilha e amadeirado. Sua finalização é longa com sabor de cevada maltada e baunilha, com uma sutil nota de chocolate amargo.
Em seguida, eu dilui o whisky para que ficasse com 45% de teor alcoólico (pondo 3/4 de whisky e 1/4 de água). O aroma liberado foi um floral com maçã e frutas cítricas, apresentando um sutil aroma de baunilha e especiarias, com o álcool praticamente imperceptível. No paladar percebe-se baunilha, com um pouco de especiarias e um amargo da madeira. Sua finalização ficou média com gosto de cevada maltada, baunilha e o amargo proveniente da madeira.
Este whisky foi trazido do Chile pelo meu amigo Michel Texier e lá custou o equivalente a R$270,00. É um bom whisky e o recomendo se você nunca bebeu um cask strength (engarrafado direto do barril). Notei que ele perdeu muito do sabor proveniente do vinho Jerez quando misturado com água, apesar do álcool praticamente sumir. Logo temos um dilema ao bebe-lo, ou você bebe puro e aceita o álcool, ou dilui com 1/4 de água e perde a complexidade do single malt.
Referências:
- http://www.glenfarclas.co.uk/
- https://www.youtube.com/user/whiskybrasil/videos
- http://whiskyeengenharia.blogspot.com.br/
- http://desvendandowhisky.blogspot.com.br/
- http://ocaoengarrafado.com.br/
Apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário