Encontre o review de seu whisky!

quarta-feira, 16 de março de 2016

REGIÕES PRODUTORAS DE WHISKY NA ESCÓCIA

     A Escócia é dividida em 5 regiões produtoras de whisky, onde cada uma delas possui suas características peculiares.
     A primeira é a região de Lowlands (Terras Baixas), onde se encontra a capital Edimburgo. É uma região de grandes planícies ao sul do país, onde temos poucas destilarias que ficam espalhadas em uma grande área. Estas produzem whiskies leves e florais, sem maltes defumados. Como exemplo temos a destilaria Glenkinchie, cujo whisky conseguimos comprar através de vendedores no Mercado Livre que os trazem do Uruguai ou Argentina.
     A segunda região é a Highland (Terras Altas), que ficam ao norte do país e são compostas por grandes faixas montanhosas e densas florestas. Esta área não possui um whisky com característica própria, pois fica bem no centro e cercada por todas as demais áreas, sendo assim seus whiskies mudam bastante conforme a proximidade com outras áreas, podendo ser defumados, frutados, suaves ou mais encorpados. Como exemplos temos a Glenmorangie e a Dalmore, que são facilmente encontrados no Brasil e possuem destilados completamente distintos.
     A terceira região é Speyside, que simplesmente é a maior aglomeração de destilarias do mundo, com aproximadamente 50% das destilarias da Escócias. Na verdade esta é uma sub-região de Highland, ficando a nordeste do país. Esta região possui whiskies muito frutados e florais, sendo todos produzidos próximo ao rio Spey, que corta a região e lhe dá o nome. Como exemplos temos quase todos os Single Malts vendidos no Brasil, como Glenlivet, Glenfiddich, Balvenie e Macallan, entre outros.
     A quarta região é Campbeltown, que é uma península a sudoeste do país e no século XIX foi considerada a capital mundial do whisky, com mais de 30 destilarias. Hoje possui apenas 3 destas, Glen Gyle, Glen Scotia e Springbank. Seus destilados sofrem muita influência do mar e apresentam sabores de algas e iodados, além de serem levemente defumados e bem encorpados. Nenhum destes estão a venda no Brasil, para conseguir um exemplar é necessário sair do país.
     A quinta região é Islay, que é uma ilha a oeste do país onde se produzem single malts extremamente defumados, com forte influência marinha, que os deixam com sabores de iodo e algas. Estes whiskies são tão distintos que são denominados Islay Single Malts. Como exemplos que encontramos no Brasil temos o Ardbeg e o Laphroaig.
     Ainda há algumas ilhas na costa oeste e norte do país onde temos algumas destilarias importantes, elas são denominadas informalmente de Islands, e alguns as consideram como a sexta região produtora de whisky da Escócia. São 6 destilarias espalhadas por 5 ilhas, Arran na Ilha de Arran, Jura na Ilha de Jura, Tobermory na Ilha de Mull, Talisker na Ilha de Skye, Highland Park e Scapa na Ilha de Orkney. Dentre estes, conseguimos comprar no Brasil o Highland Park e o Talisker através de vendedores no Mercado Livre que os trazem de países vizinhos.



Referências:


Nenhum comentário:

Postar um comentário