Encontre o review de seu whisky!

domingo, 27 de março de 2016

THE GLENLIVET 15 ANOS


     The Glenlivet é um single malt da região de Speyside, vendido no Brasil em uma garrafa de 1L com 40% de teor alcoólico. É destilado em alambiques altos, o que proporciona um spirit (nome dado ao destilado que ainda não foi envelhecido pelo menos 3 anos, mínimo para ser chamado de whisky) suave. Depois é envelhecido em dois barris distintos, uma parte em barris de carvalho americano que antes continham bourbon, e a outra parte em barris de carvalho francês que antes envelheceram conhaque ou vinho francês (a proporção de cada um não é divulgada).

     Este carvalho francês citado acima é extraído da região de Dordogne, na França, e é denominado limousin. Ele possui uma densidade menor que a dos demais carvalhos, e com isso há mais interação entre o destilado e a madeira. Proporcionando um whisky cremoso e amanteigado. A Glenlivet foi uma das primeiras destilarias da Escócia a envelhecer o whisky nestes tipos de barris de carvalho.
     No olfato percebe-se um amanteigado e baunilha. Ao bebe-lo percebe-se um amanteigado mesclado com baunilha e posteriormente o sabor da cevada maltada. Sua finalização é média com gosto de malte de cevada e um sutil amadeirado. É um whisky cremoso, pois suas gotas escorrem lentamente na taça Glencairn.
     É um excelente single malt, suave e relativamente complexo. No mercado nacional custa entre R$ 280,00 e R$ 400,00. Quando comparamos este com o The Glenlivet 12 anos, observamos que o ganho em complexidade é muito grande, mas ele continua sendo um whisky suave. Eu o recomendo para quem gosta deste estilo de single malt, que inclusive é nomeado como "Estilo Glenlivet".



Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário