Encontre o review de seu whisky!

sexta-feira, 25 de março de 2016

TAÇAS E COPOS PARA WHISKY


     Podemos beber whisky em qualquer copo, não há uma regras, mas dependendo da ocasião ou de seu interesse no whisky, temos indicações de qual copo usar. Cada copo oferece vantagens em alguns pontos. 

     Por exemplo, se você vai a uma festa, o anfitrião irá lhe oferecer um whisky em um copo com bastante gelo, e o ideal é copo da imagem ao lado, no entanto se usarmos o segundo copo da figura acima (da esquerda para a direita), iremos conseguir por mais gelo e assim evitar bêbados na festa. Ou então se fomos fazer algum drink com o whisky, sendo assim o segundo é o mais indicado devido ao seu formato. 



     A maioria das pessoas que bebem whisky, bebem blendeds, que são whiskies compostos de single malts e whiskies de grãos, como já vimos em postagem anterior. Estes whiskies de grãos são mais propícios de deixar um forte aroma de álcool, principalmente se forem envelhecidos por pouco tempo, logo, se temos um copo de boca larga, e ainda pomos duas pedras de gelo no whisky, a gente some com o aroma e consequentemente com o odor de álcool. 



     Algumas pessoas bebem o whisky com gelo apenas pelo fato de que o quererem gelado, mas eles não o querem aguado (o que acontece inevitavelmente quando pomos duas ou mais pedras de gelo). Sendo assim foi criado o "ice ball" ou bola de gelo, que devido ao seu tamanho e menor superfície de contato com o líquido, ela derrete em velocidade bem reduzida.




     Caso essas pessoas que gostam do whisky gelado não queiram nada de água ao bebe-lo, ainda se tem a opção de por cubos de aço inoxidável gelados no copo. Também são vendidos estes cubos feitos de rocha, com a mesma utilidade.





     Pode-se beber o whisky puro também, o que aqui no Brasil é comumente chamado de "a cowboy". Quando se bebe deste modo você consegue perceber mais o sabor do destilado, e existem diversos copos para se beber assim, copos estes que mostrarei abaixo.





     É muito comum nos Estados Unidos as pessoas beberem o whisky americano (bourbon) em copos de shot, sem gelo. Da mesma maneira que se bebe cachaça aqui no brasil. Este copo pequeno, que cabe exatamente uma dose, é bem típico lá.





     Mas se você quer realmente ser um apreciador de whisky, diferente de quem quer apenas beber e curtir, você terá que partir para taças com a boca estreita, para que lhe permita perceber os aromas do destilado. Uma taça de conhaque faz este papel perfeitamente, e pode ser encontrada com muita facilidade aqui no Brasil.



     Os especialistas sempre utilizaram a Taça ISO para degustação, pois ela possui a boca menor, o que lhe possibilita perceber bem os aromas do destilado. Em muitas fotos de alguns malt masters de grandes destilarias, nós observamos o uso desta taça para axperimentar o whisky direto do barril e analizar o andamento do envelhecimento.



     Há pouco tempo foi desenvolvida uma taça específica para degustação de single malts, o nome desta é Taça Glencairn. Esta taça foi criada a partir de opniões dos maiores nomes do mundo do whisky, e assim ela possui uma boca afinada para se perceber os aromas do destilado, e uma base sólida (diferente de taças tradicionais) para que se possibilite bater com ela na mesa sem quebrar, muito comum isso depois de se beber algumas doses. Hoje esta é a taça oficial para se beber single malt.



     Nesta ilustração a esquerda pode-se ver como funciona a questão da concentração dos aromas em taças com a boca menor que a base.

     Espero que tenham sido úteis as informações e sugestões acima. Lembrando que o whisky pode ser bebido da forma que lhe convir melhor. Eu posso comprar um Macallan Rare Cask e beber em um copo tradicional com bastante gelo, ou beber um Red Label em uma taça Glencairn. O que importa é você se divertir, mas é bom saber as funcionalidades de cada tipo de copo disponível no mercado.

4 comentários:

  1. Pena que não é fácil encontrar a taça Glencairn no Brasil. Ganhei uma de um colega e comprei outras duas pela internet da China. Bem que algum fabricante nacional podia se animar para produzir localmente. Grande abraço. (www.degustacaodewhisky.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente seria uma boa, mas 90% de quem bebe whisky, bebe em tambler, pois bebe blended. Acho pouco provável que isso aconteça.

      Excluir
  2. Boa noite amigos, montamos a primeira WHISKERIA de Belo Horizonte há 3 meses e estamos atras das traças Glencairn..... se conseguirem gentileza compartilhar conosco! Fraternal abraço! (whiskeria2016@gmail.com ou no instagran whiskeria_2016)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, me manda um e-mail que eu te ponho em contato com uma pessoa que consegue para você.
      apreciadoresdewhisky@gmail.com

      Excluir